25 de janeiro de 2025
Morando em São Paulo

Ainda vale a pena adquirir a casa própria em São Paulo?

Tempo de leitura: 4 minutos

Foto

Pela primeira vez, desde 1991, São Paulo registrou um saldo migratório negativo. Ou seja, entre 2017 e 2022, o número de pessoas que se mudaram do estado superou a quantidade de pessoas que chegaram. O dado foi apontado pelo Censo 2022 e divulgado pelo IBGE em 2025, e reflete uma transformação profunda pela qual o Brasil está passando: a descentralização econômica das grandes capitais para capitais ou cidades menores, onde o custo de vida é mais acessível

 

São Paulo não é mais a cidade das oportunidades?

A resposta é: depende do seu objetivo de vida. Para milhares de brasileiros a capital paulista ainda é o lugar que mais oferece possibilidade de crescimento profissional. Ligado a isso, também há muitos incentivos para a aquisição da casa própria, como os programas Casa Paulista e Minha Casa Minha Vida, que tornam o custo de vida da população mais acessível através de financiamentos facilitados com subsídio, uso do FGTS e outros benefícios.

 

Então, se o seu objetivo é comprar apartamento na capital, vale continuar a leitura para entender que São Paulo ainda pode ser, sim, uma excelente escolha de moradia fixa.

 

São Paulo ainda é o maior polo econômico do país

Mesmo com o saldo migratório de -0,20% (2017 – 2022), a capital concentra empresas nacionais e multinacionais de diversos setores, incluindo comércios, serviços, indústria, tecnologia e finanças, o que gera um alto volume de oportunidades, atraindo jovens estudantes, novos profissionais no mercado, profissionais em ascensão e empreendedores de todas as regiões do Brasil.

 

Essas pessoas de diferentes culturas que chegam para morar em São Paulo, demandam por moradia que se adeque ao seus estilos de vida oferecendo qualidade de vida, bom custo-benefício e acesso facilitado ao transporte para ir ao trabalho. O que pode ser novidade para a maioria delas é que, muitas vezes, conquistar a casa própria pode ser ainda mais vantajoso do que morar de aluguel. 

 

 

Os desafios de morar na capital paulista

O alto custo de vida em São Paulo se deve a alguns fatores principais:

 

    • Oferta e demanda: Quanto mais pessoas, maior a busca por moradia. Isso eleva o valor dos imóveis e, consequentemente, dos aluguéis.
  • Localização: Quanto mais próximo a centros comerciais e regiões empresariais, onde os trabalhadores têm acesso fácil ao transporte e não é necessário passar horas no trânsito, mais elevado é o padrão de vida. 
  • Qualidade de vida: Quase sempre aliada à localização, geralmente são os bairros nobres ou de alto padrão que oferecem opções de casa própria com mais conforto e bem-estar.

 

Você pode conquistar a casa própria em São Paulo com o Minha Casa Minha Vida

 

A cidade de São Paulo ainda é o lugar onde muitos brasileiros realizam seus sonhos de vida. Milhares se mudam para cá em busca de viver com mais qualidade, mas isso não pode ser visto como uma concorrência e, sim, como uma motivação. Isso é possível para todos.

 

Com planejamento e o desejo de mudar de vida, São Paulo recebe de braços abertos quem chega para ajudar a construir a sua história, que já completa 472 anos. A Vibra Residencial e o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, fazem parte da missão de auxiliar jovens, casais e famílias a conquistarem a casa própria com conforto, lazer, segurança e mobilidade. 

 

Realize o seu sonho, inclusive o da casa própria, em São Paulo. Fale com um corretor Vibra!

 

Fontes: IBGE

Temas relacionados

*Consulte um corretor Vibra Residencial para saber quais unidades dos empreendimentos possuem ITBI, Registro e/ou piso laminado nos dormitórios grátis

Os empreendimentos Vibra e Vibe têm unidades enquadradas como HIS (Habitação de Interesse Social). Linha Bios (Bios Veleiros e Bios Santo Amaro) têm unidades enquadradas como HMP (Habitação de Mercado Popular). Tais unidades estão claramente identificadas no Memorial de Incorporação registrado, estando essa informação disponível no plantão de vendas e nos contratos a serem firmados da aquisição do imóvel. Para tais unidades deverão ser respeitadas as disposições de enquadramento de renda para os adquirentes e locatários. Para informação do enquadramento de renda e unidades, acesse o site vibraresidencial.com.br/unidades

Copyright Vibra Residencial 2026 - Todos Direitos Reservados
NV Imob Negócios Imobiliários Ltda. / CRECI J-31629 - CNPJ 29.797.601/0001-59

Selo Reclame Aqui

Pular para o conteúdo